quinta-feira, 2 de abril de 2015

O que é RPG?



Não vou responder esta pergunta...

É muito provável que se você decidiu procurar, comprar, baixar ou obter de qualquer forma este livro; você já sabe a resposta...

- Mas entrei aqui por acaso e não tenho a mínima ideia do que se trata isso!!!

Bom, neste caso, farei diferente. Vou dizer o que eu espero que este livro seja!

Considere este um manual para auxiliar você e seus amigos a contarem uma história coletivamente...

Desde que somos considerados "humanos", contamos histórias uns para os outros. E isso permitiu que transmitíssemos de geração em geração, nossa cultura e conhecimento - de forma lúdica e entretida! A única coisa que nos difere dos outros animais é a nossa capacidade de contar histórias...

Somos uma raça de Contadores de Histórias!

Nas últimas eras de nossa existência, inventamos um dispositivo que gradativamente fez com que deixássemos de lado essa nossa tradição oral: a ESCRITA!

O que não está documentado, não é real, não é verdade...

Portanto pertence ao mundo imaginário, do faz-de-conta, dos contos-de-fada. Coisas de criança...

Neste momento, esquecemos nossa capacidade intrínseca de criarmos nossas próprias histórias - esperando que elas sempre venham de fora (dos livros, dos filmes, da televisão...). Talvez ainda pior: esquecemos do poder de nos transformar e nos engrandecer, que só o ato de criar nossas próprias histórias, nos dá...

Este manual visa, portanto, um resgate à essa tradição oral!

Como todo RPG o faz, no meu ponto de vista...

As regras servem apenas para garantir que certas características do tipo de história a que este jogo se propõe a contar estejam presentes; e para garantir que todos os participantes tenham a oportunidade equilibrada de contribuir neste processo. Servem também para ditar o ritmo, conduzindo a narrativa e garantindo sua escalada em direção ao clímax!

Será como sentar ao redor da fogueira de um acampamento para contar histórias de terror, com o rosto iluminado por uma lanterna...

Fallout RPG é só uma proposta de como organizar a brincadeira!

Dito isto, considere este manual como um "Livro de Receitas para Contar Histórias" sobre o horror pós-apocalíptico, em uma América devastada por bombas nucleares...



Em tradução livre, RPG (abreviação de Role Playing Game) significa "Jogo de Interpretação de Personagem" - ou seja:  reunir os amigos e interpretar um papel dentro de uma história; mas não um papel comum!

Vocês serão os protagonistas!

Você e os outros jogadores criam e fingem ser esses Personagens; agem como eles agiriam e pensam como eles pensariam. As ações são apenas "faladas" (e não efetivamente realizadas).

Isto é: você não precisa correr se seu Personagem estiver correndo...

Basta dizer que ele está correndo, compreendeu?

Não é muito diferente das brincadeiras de "polícia e ladrão" - onde ninguém atirava "de verdade" (apenas diziam que haviam atirado)!

A diferença é que, num RPG, você pode "vivenciar" uma grande aventura... enquanto está confortavelmente sentado ao redor de uma mesa, bebendo e saboreando um petisco...



Para jogar Fallout RPG, é necessário uma cópia da Ficha de Personagem para cada jogador; pelo menos cinco dados de dez faces (encontrados em livrarias e lojas de jogos); lápis; borracha; imaginação e disposição para protagonizar uma história de aventura ou horror...

Observação sobre os Dados: os dados são descritos ao longo deste manual abreviados pela letra "d". Isto significa que, quando você encontrar a expressão 1d10 - isto significa "um dado de dez faces"; 3d10 significa "três dados de dez faces"; etc. Também pode aparecer um modificador numérico positivo ou negativo, que muda o resultado do dado. Exemplo: 2d10+3 (o resultado de dois dados, somando-se três, resultando num número entre "5" e "23").


Nenhum comentário:

Postar um comentário